sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

do país que tinha tudo para não dar certo

não sou dos saudosistas do império, nem tenho da nossa história a visão, largamente maioritária, que fomos um colonizador brando e, muito menos, competente. contudo, concordo com os que defendem a tese que a nossa incompetência e negligência no Brasil, deu origem a uma sociedade "sui generis" e duma riqueza étnica e cultural sem paralelo.
quanto melhor vou conhecendo o Brasil, o seu povo e as suas múltiplas regiões, mais me convenço da sua enorme energia criadora que nenhuma religião (por mais que elas proliferem) ou pensamento dominante, conseguiu castrar. a mistura de raças, as inúmeras influências culturais e a crença  numa vida melhor, fazem deste país (que tinha tudo para não dar certo) um caso singular de perseverança, crença infinita, optimismo e força criadora. 
vindo dum país onde a depressão se instalou e a opinião publicada é monopolizada pelas cassandras e os profetas da desgraça, o contraste é gritante..
é bom visitar o Brasil, sempre. hoje, ainda mais!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

vergonha

confesso que houve momentos na minha infância em que senti embaraço com a minha família. ela não era tão sofisticada, culta e rica como a de muitos dos meus amigos dessa época. e menti. inventei uma família que não existia. com o passar do tempo aprendi a aceitar a minha família e as minhas raízes. hoje, não sinto qualquer constrangimento com as minhas origens e lamento que essa aceitação não tenha acontecido mais cedo.
esta manhã, conduzindo a caminho do escritório, voltei a sentir esse sentimento de vergonha. ouvi, na rádio, uns trogloditas a insultarem  os jogadores do meu clube, à sua chegada ao aeroporto, e voltei a desejar ter uma outra família clubística.

sábado, 9 de outubro de 2010

melhor que xanax


vivemos tempos de desespero e desapontamento.
todos os dias vemos, ouvimos e lemos como o poder das corporações está a destruir este país.
o conservadorismo dos "direitos adquiridos" aliado à reverência e à rendição, de muitos dos poderes públicos, à chantagem e ao terrorismo verbal das corporações e dos "lobbies" dos poderosos, está a levar à crescente capitulação do estado e à sua captura por grupos ao serviço das corporações de todo o tipo - sejam elas as ordens profissionais, os sindicatos dos privilegiados ou as corporações patronais.
por isso, notícias como esta aqui, nos dias que correm, são o melhor remédio para a depressão.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

o alucinado minuto 77

a alguns dá-lhes para verem oásis no deserto, outros, a angelina jolie insinuante na escuridão. na falta de ovnis nos céus, ao Vilas Boas deu-lhe para ver penaltis.
o que é que andam a pôr na água, no banco do FCP?

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

mad tv


Mad Men - uma das melhores séries de tv de sempre - está programada para passar na rtp2 hoje, corrijo, amanhã, às 00:31 h. antes, passam séries e programas tão relevantes como "clínica privada", "diário da câmara clara" e "diário da turma". para os cérebros da rtp o critério parece ser: quanto melhor quanto mais tarde. 
para esta gente, público quer dizer, deles.

sábado, 18 de setembro de 2010

a democracia-cristã musculada ensinada aos cépticos

só hoje li a muito comentada entrevista da jornalista do i, Ana Sá Lopes, ao "professor doutor" Filipe Ribeiro Menezes, que pode ser lida aqui: http://www.ionline.pt/conteudo/77467-ribeiro-menezes-salazar-era-um-democrata-cristao-convicto.
muito instrutiva. fiquei a perceber melhor a democracia-cristã e, ainda que a versão apresentada pareça muito original e bem menos cristã, não fiquei adepto.
ao menos a jornalista continua igual ao de sempre. ignorante. numa das perguntas ao entrevistado: "O combate ao regime era restrito ao PCP e pouco mais, não era?"reduz Norton de Matos, Humberto Delgado, Henrique Galvão, o MUD, Mário Soares, a crise academica de 1962, a CEUD e todos os outros oposicionistas, a pouco coisa. se calhar, cursou na mesma faculdade do professor doutor.

proselitismo espacial com maneiras






Pope's astronomer says he would baptise an alien if it asked him


"Any entity – no matter how many tentacles it has – has a soul." Would he baptise an alien? "Only if they asked." http://www.guardian.co.uk/science/2010/sep/17/pope-astronomer-baptise-aliens

anunciam-se cruzadas a marte. cá por baixo o negócio está em crise.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

o especialista

Luciano Alvarez escreve, na edição do Público de hoje, um comentário com o título "fretes e interferências". depois do episódio com o assessor de Belém, no verão passado, o título não podia ser mais apropriado.  ninguém deve conhecer mais sobre o assunto, no meio jornalístico.

sábado, 16 de janeiro de 2010

dor de cotovelo

não entendo tanta indignação pela condecoração pública do Santa Lopes. afinal, foi quem mais contribuiu para melhorar a auto-estima dos portugueses nos últimos anos. após os 6 meses a pm pudemos todos constatar que, comparados com ele, somos todos muito competentes.

fastio da água




este tempo está a deixar-me entediado.  agora compreendo melhor aquele ar afectado dos ingleses e a alegria de viver dos cabo verdianos. como ouço dizer, o que é de mais é fastio.

domingo, 10 de janeiro de 2010

potencial póstumo

"...todos nós sabemos do seu enorme potencial..."
afirmação de Bruno Alves em resposta a um pergunta sobre José Maria Predoto (falecido em 1985) na "flash interview", minutos atrás, à rtp1 no fim do jogo F.C. Porto - União de Leiria.

a década castrada




o Público e o Expresso, talvez por adivinharem que a maioria das pessoas tem motivos de sobra para desejar que esta década acabe depressa, decidiram publicar as listas dos melhores cd de música, livros e filmes publicados desde o inicio de 2000 até ao fim de 2009 e chamarem-lhes os melhores da década. o facto da actual década só ter começado um ano depois e só terminar a 31 de Dezembro de 2010, é para o "jornalismo de referência" um pormenor sem importância.
já estamos habituados a que os jornais portugueses, ditos de referência, considerarem alguns factos como pormenores  sem relevância.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

o amor é que é essencial



o amor é que é essencial.
o sexo é só um acidente.
pode ser igual
ou diferente.
o homem não é um animal: 

é uma carne inteligente,
embora às vezes doente



Fernando Pessoa

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

os brancos costumes





li, recentemente, este livro. gostei. 
o livro tem um grande mérito, pouco frequente entre nós, põe o nome às coisas. e numa linguagem a que não estamos habituados na west coast of europe. trata-se de um caderno de memórias onde predominam os ressentimentos para com o pai, com o racismo e o colonialismo mais boçal em pano de fundo. 
este livro a par de algumas obras mais (estou a lembrar-me do documentário do Joaquim Furtado, para a rtp) são pequenas brechas na muralha da historia institucionalizada dos brandos costumes.

a dúvida do benefício

revendo a lista das prendas recebidas este Natal, fui assaltado pela dúvida. a generosidade quando vem num embrulho vistoso tem sempre um "rsvp", mesmo que escondido.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Si un dia te vas










Si un dia te vas
Y ya no vuelves mas
Si un dia me voy
Y ya no vuelvo yo

Que gran silencio
Todo en suspenso
Que vértigo de no verte
Retumbo
Como una campana
Abro la ventana
Y entras tu
Entras tu...